quinta-feira, 17 de maio de 2012

#Primavera Árabe:a queda de um novo Muro?




Milhares de pessoas afetadas e prejudicadas por uma mesma causa, todas queriam apenas melhorias em suas condições de vida. Dois movimentos tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão iguais...

No caso da Alemanha, o muro de Berlim dividia o país em dois lados, o socialista e o capitalista, apenas o lado capitalista prosperou e quem viveu na área socialista sofreu bastante, pois ela não conseguiu o que pretendia, deixando a população arrasada, enxergando o fracasso de perto. O muro caiu por motivos óbvios e “as Alemanhas” selaram a paz e o mais importante a vontade da população.

Na primavera árabe foi a própria população quem se despertou para a situação política, econômica e principalmente social dos países em que vivem  e resolveram se sobressair, revertendo a situação, derrubando seus lideres e mudando o modo de governo de ditadura para democracia, onde o povo poderia se expressar e ir lutar pelos seus direitos.



Ambas tem em comum o fato que a população desses países viviam em modos de governo parecidos, visto que não podiam dar sua opinião em nenhum deles e que o povo vivia sendo explorado pelos governantes, nos dois casos eles não possuíam boas condições de vida e viviam do modo que seus soberanos definiam e achavam melhor, o que muitas vezes não era a melhor escolha. Agora foi a vez dos árabes que conquistaram os seus direitos, seria a queda de um novo muro? Quem sabe? Os princípios que ouve e os movimentos são os mesmos, o povo queria se expressar e conseguiu! Tanto a primavera árabe, quanto a queda do muro de Berlim são momentos históricos parecidos, que marcaram a história de uma população em busca por seus direitos e liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário