quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fim da União Soviética e a criação da CEI


         A união das republicas socialistas soviéticas (URSS) foi um pais que existiu na grande parte do século XX, formado por 15 países eram eles a Rússia, Ucrânia, Uzbequistão, Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão,moldávia ,Quirguízia , Tadjiquistão,Armanoia , Turcomenistão,Estônia , Letônia ,lituânia , RSS transcaucasina ,RSS carelo-finlandesa .
       Como era o maior Estado socialista em existência,  a URSS se tornou um modelo primário para as futuras nações socialistas durante a guerra fria o governo foi definido pelo único partido o comunista da união soviética.

        De 1945 ate a sua solução em 1991 a URSS e os EUA foram as únicas potencias dominantes mundiais. E a união soviética durante o período da guerra fria, tinha criando um intenso bloco socialista. Esse bloco era comandado por políticos e militares de moscou.

        Mas esse bloco teve um enfraquecimento que levou a uma serie de eventos que terminara, por causar a sua dissolução que ocorreu de 1990 a 1991. O golpe de agosto de 1991 abriu o movimento de independência das republicas que compunham URSS e no mês seguinte as republicas da Letônia, Estônia lituânia e uma após a outra foram se reafirmando e se tornando independente foi assim então aberto o processo para outras que logo se declararam independentes .E com isso percebendo a derrota eles cancelaram todas as atividades do partido comunista que tentou impedir a separação das republicas mas não conseguiu.
       Com a separação os ex-soviéticos montaram o bloco econômico CEI  (Comunidade dos estados Independentes) que é uma organização criada em 1991 que reúne 12 dos 15 países participantes da União soviética. A CEI organiza em uma organização de estados ,que preserva a soberania de cada um.

E agora para você entender um pouco mais sobre a CEI assista o vídeo abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário