quinta-feira, 24 de maio de 2012

Guerra Civil Russa



Durante o período de 1918 até 1921, houve uma guerra entre diversos grupos políticos com o objetivo de dominar a Rússia, esse conflito ficou conhecido como a Guerra Civil Russa. Entre os partidos políticos estavam ex-generais, o exército vermelho, republicanos liberais, tropas estrangeiras e anarquistas do Exercito Insurgente. O exercito vermelho foi vitorioso e criou o Estado Soviético, sob liderança dos bolcheviques.
Após a guerra, o país ficou uma confusão e aproveitando disso, os estados aliados da Primeira Guerra resolveram intervir a favor dos ex-generais e dos liberais. O objetivo dessas tropas era tentar arruinar o governo dos bolcheviques, que zelava pela paz na Alemanha e instaurar a continuação da guerra na Rússia. A verdade era que seu objetivo maior era evitar a que a Europa se contaminasse com as idéias dos comunistas!
O novo governo definiu a economia russa como comunismo de guerra. Não havia mais relações de mercado e dinheiro e sim uma economia que girava em torno do confisco de cereais cultivados pelos camponeses. Dessa forma os camponeses não queriam mais plantar em grande quantidade, plantavam somente o suficiente para alimentação da própria família. Em conseqüência disso, as áreas centrais ficaram sem alimentos e foram voltando para a zona rural. A país ficou  um verdadeiro desastre, e a fome dessa época é lembrada até os dias de hoje como um dos maiores desastres russos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário