terça-feira, 24 de abril de 2012

Porque a queda do muro de Berlim foi um marco histórico?

      No fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi divida em duas regiões principais: a capitalista, comandada pelos países vencedores da guerra (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética; e a socialista, apoiada pela URSS.
      Com essa divisão, não só na Alemanha, mas no mundo inteiro se iniciou uma guerra entre os capitalistas e os socialistas, chamada de Guerra Fria. Os cidadãos podiam passar livremente de um lado para o outro até o ano de 1961, porém, com o auge da Guerra Fria e com a migração dos alemães de um lado para o outro, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo as duas áreas. Ele decretou também leis que proibiam a passagem das pessoas para a região ocidental da cidade.
      Mais tarde, em 1989, com a crise do sistema socialista e o fim desde sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro de Berlim. Os cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar e até ajudaram a derrubar o muro. Essa queda foi um marco histórico, pois, representou o início da reintegração na Alemanha, a queda dos regimes comunistas, o fim da Guerra Fria e toda tensão mundial, além da abertura do mundo globalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário